terça-feira, 4 de junho de 2013

A História das Letras



Vamos conhecer todas as letras do nosso alfabeto e criar várias palavras?
 Temos uma atividade especial para estimular seus educandos!

A história das letras

A invenção das letras foi precedida pela escrita semítica ocidental, que apareceu em Canaã por volta de 1000 a.C. Há antecedentes que geram alguma suspeita na escrita proto-cananita, datada de cerca de 1800 a.C. Praticamente todos os alfabetos têm suas origens fundamentais neste sistema. O alfabeto grego, inventado por volta de 800 a.C., como o primeiro alfabeto de verdade, atribuindo letras não só para as consoantes, mas também para as vogais.

No começo, a escrita era feita com o desenho das coisas. Por exemplo: se a palavra era "casa", fazia-se o desenho de uma casa. Mas logo vieram as dificuldades. Como escrever o nome de uma pessoa? Não bastava fazer o desenho de um homem ou de uma mulher! Então começaram a combinar os símbolos. Desse modo, para escrever algo sobre alguém chamado Coelho, bastava desenhar um homem e um coelho. Mas isso também nem sempre funcionava bem. Como a gente poderia representar alguém chamado Henrique? Para resolver esse tipo de problema, passou-se a escrever os sons das palavras e não mais as ideias. Para escrever "irmão", desenhavam-se as pernas andando (ir) e uma mão. Um soldado era representado por um sol junto com um dado.

Uma letra é um grafema num sistema alfabético de escrita, como o Alfabeto grego e seus descendentes. Letras compõem fonemas e cada fonema representa um fone (som) na Língua falada.
Sinais escritos em outros sistemas de escrita são melhor chamados silabogramas (que denotam uma sílaba) ou logogramas (que denotam uma palavra ou frase). Como símbolos que denotam partes da fala, as letras estão associadas com a fonética. Num alfabeto puramente fonêmico, um único fonema é representado por uma única letra, mas na história e na prática, as letras muitas vezes denotam mais de um fonema. Letras também têm nomes específicos a eles associados. Esses nomes podem diferir conforme a língua, dialeto e história. Z, por exemplo, é geralmente chamado de zed em todos os países de fala inglesa, exceto nos Estados Unidos, onde é chamado zee.


Fonte: Wikipédia, universitário.

Um bichinho diferente e suas letras para formar palavras!

Lista de Materiais:

Furadores Toke e Crie: Max coração, jumbo coração escalope e círculo, regular oval e círculo, extra gigante quadrado, plus quadrado escalope;
Tesoura artesanal linha escolar - Toke e Crie;
Adesivo artesanal alfabeto colorido - Toke e Crie;
Tesoura linha escolar - Toke e Crie;
Marcador permanente preto e vermelho - Toke e Crie;
Folhas para scrapbook cardstock verde, laranja, vermelho, branco, azul, verde musgo e marrom - Toke e Crie;
Cola para scrapbook - Toke e Crie;
Fita adesiva de espuma dupla face - Toke e Crie;
Fita adesiva dupla face - Toke e Crie.

Passo a Passo:

1 - Imprima a poesia numa folha amarela (14x18 cm). Recorte e pregue com fita dupla face sobre o cardstock verde e recorte com a tesoura artesanal deixando uma borda de 3 cm.

Poesia: Um bichinho diferente.
 
Autora: Priscila Ramos de Azevedo.
2 - Fure 26 corações menores no papel laranja. Fure 1 coração max no papel verde.
3 - Fure 6 ovais no papel vermelho, 2 no azul e 2 no oval maior no papel branco. Recorte 26 tirinhas (4x0,5 cm) no papel marrom com a tesoura.
4 - Cole os olhos e os ovais vermelhos no coração para formar a cabeça da centopéia.
5 - Recorte as sobras dos ovais no formato do coração. Depois faça os detalhes dos olhos, nariz e boca da centopéia com as canetas permanentes.
6 - Cole os corações nas pontas das tirinhas marrons.
7 - Cole na borda do corpo da centopéia formando as perninhas, 13 de cada lado.
8 - Pregue as letras minúsculas na ordem alfabética em cada patinha. Com fita adesiva de espuma, pregue a cabeça com as anteninhas.
9 - Fure em cores variadas os quadrados lisos e escalopes.
10 - Cole as letras maiúsculas em cada quadrado menor, com fita adesiva de espuma pregue no centro do quadrado escalope.
Alfabeto para formar palavras.
Peça finalizada.

A cada atividade uma surpresa diferente, aguarde que virá muito mais!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...