quarta-feira, 22 de julho de 2015

Dia dos Pais: 16 de Agosto

Tema: Dia dos Pais – Porta Bloco

Preparamos um lindo projeto para você presentear seu pai.
Pai é uma referência familiar de suma importância em nossas vidas, portanto um presente feito por nós, terá um valor inestimável.
 Instrutora: Tânia Regina Barbosa

O Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a ideia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
Com a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.
Já adulta Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada  em Washington, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.
A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a ideia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).
No Brasil, a ideia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais.
Fonte: Portal da família.org


Materiais Utilizados.
Base de Corte;
Régua de Metal;
Tesoura;
Cola para Scrapbook;
Dobradeira;
Fita Adesiva de Espuma Dupla Face;
Boleador Conjunto 1;
Papel para Scrap Cardstock  Café, Laranja Suave, Vermelho Bordô;
Papel para Scrap Cardstock Dupla Face  Masculino Relógios;
Furador Regular Premium Círculo;
Furador Cantoneira Vitoriana;
Adesivo Alfabeto Lacre Ouro Metálico;
20 cm de Fita Marrom.

2     – Dobrar ao meio o papel cardstock café. Passar a dobradeira antes para que o vinco fique perfeito. Depois de colar passar também a dobradeira e alisar bem para não formar bolhas.Do papel vermelho bordô, cortar um retângulo com a medida de 29,5  cm x 14,5 cm.

3 – No papel bordô vincar 14 cm, 1,5 cm, restando 14 cm. Colar no marrom tendo o cuidado de centralizar pra que as bordas fiquem iguais. Refazer o vinco junto do marrom café. Cortar no papel dupla face relógios um quadrado de 13 cm x 14 cm. Será a decoração da capa. No laranja suave cortar em formato conforme a figura abaixo (10,5 cm x 10,5 cm).

4- Recortar uma faixa de 26 cm x 3 cm e outra de  11 cm, com a mesma largura. Colar entrelaçando 1 cm. Esta faixa servirá par fechar o porta bloco.
Com um retângulo de 10,5 x 3 cm, deverá ser encapado a borda do bloco.
 
5 – Com o furador de canto, decorar os 4 cantos do papel relógios.
O tag tem a medida de 12,5 cm x 7,5 cm. Cortar os cantos do mesmo ( 2 cm de cada lado). Colar um círculo do café com o furador Premium. Dobrar um pedaço da fita e dar o nó.

6 – No tag furado e decorado com a fita, colar o adesivo lacre, PAI TE AMO.
Colar o bloco já finalizado e um adesivo a sua escolha.
 
7 – Detalhe do tag decorado.

8 - Na capa do porta bloco, usar no recorte laranja a fita espuma dupla face só na parte do meio para cima. A parte inferior deverá ficar livre para que não atrapalhe o fechamento com a faixa, que deverá estar colada e vincada nas laterais. Usar as peças do adesivo para a decoração.

Cole uma foto bem bonita com seu papai e seja feliz!
Peça finalizada!!!!!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...