Porta notas e talão de Cheque
Trabalhando com dinheiro em sala de aula! Novidade, atividade com sistema monetário!
Trabalhando com dinheiro em sala de aula! Novidade, atividade com sistema monetário!
Objetivo:
Conhecer o nosso sistema monetário, a moeda vigente do nosso país, seu valor e sua escrita.
Reconhecer a importância de cuidar do nosso dinheiro.
Adição e subtração de valores.
História do tema:
No mundo antigamente, todas as mercadorias eram apenas trocadas. O valor atribuído a elas era avaliado pelo tempo de produção, pela força de trabalho envolvida e também pelo grau de importância da troca. Com a origem do dinheiro, na forma de moeda, o valor do produto não dependia mais da força de trabalho envolvida na sua produção. E com a origem de bancos, o dinheiro passou a ser a própria mercadoria. Antes da origem do dinheiro, diversos artigos foram utilizados como objeto de troca, como o chocolate no comércio asteca, as mulheres escravas e o bacalhau seco na Idade Média.
O primeiro rosto a ser gravado em uma moeda foi o de Alexandre, o Grande. Antigamente, as moedas eram produzidas artesanalmente e não eram todas idênticas, diferente das moedas atuais, onde o feitio é produzido por máquinas, e todas as moedas são simétricas.
Com o passar do tempo, está técnica de dinheiro foi substituída, e no Brasil, houve a origem de bilhetes de banco emitidos pelo Banco do Brasil em 1810. Eles eram impressos em branco, e o valor era preenchido à mão, da mesma maneira que os cheques são feitos hoje em dia. Mas está técnica não era muito segura, e para evitar fraudes e falsificações do dinheiro, os governos passaram a emitir as cédulas de dinheiro com um valor já preenchido, garantindo seu valor e o pagamento das mesmas.
Fonte: blogbrasil
Alternativas de trabalho:
Montar nos grupos uma pequena mercearia onde as fichas confeccionadas serão os produtos de venda, em cada mercearia ficará 1 aluno responsável pelo o caixa e o restante irá passear na outra mercearia para comprar o que quiserem de utilidades, depois das compras realizadas os alunos deverão subtrair em uma folha quanto que ele tinha, quanto que gastou e quanto sobrou. Montar em cada grupo, uma pequena mercearia.
Materiais:
Papeis dupla face estampados Toke e Crie
Regua metal Toke e Crie
Cola para scrapbook Toke e Crie
Estilete emborrachado Toke e Crie
Tesoura Toke e Crie
Fita dupla face Toke e Crie
Apliques metálicos Toke e Crie
Kit vazador de ilhós Toke e Crie
Papel decoupage notas Toke e Crie
Dobradeira Toke e Crie
PASSOS:
1 – Corte um retângulo de 15 x 30 cm no papel estampado letras.
2 – Dobre as duas pontas para dentro com 6,5 cm.
3 – Corte notas de dinheiro do papel decoupage.
4 – Imprima folhas de cheque e cole sobre uma folha de scrap um pouco maior.
5 – Cole algumas notas de dinheiro do papel decoupage na capa do porta notas para decorar.
6 – Passe cola apenas nas laterais para fechar a carteira.
7 – Imprima cédulas variadas e coloque dentro da carteira. Dobre a carteira ao meio para fechar.
8 – Recorte dois retângulos de 08 x 20 cm no papel Poá verde e branco para montar o talão de cheques. Prenda todos os cheques e as capas com dois apliques metálicos. Decore a capa com uma nota do papel de decoupage.
PEÇAS FINALIZADAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário