quinta-feira, 13 de março de 2014

22 de março - Dia da Água

O educando construindo fica muito mais fácil o aprendizado, a sua conscientização sobre a água e seus benefícios. Veja esta sugestão que preparamos para comemorar o Dia da Água!


Como chega a água em nossas casas?

Para uma maior reflexão, sabendo de tudo sobre a água, de onde vem e como chega a nossa casa, aprendemos também como utilizá-la sem esbanjá-la.

A água é captada num aquífero, numa albufeira ou num rio (situando normalmente uma cota baixa).

Ao ser captada, passa em primeiro lugar por um sistema de grelhagem, que consiste numa grelha que impede corpos de maiores dimensões, como ramos e pedras, de prosseguirem o seu caminho. Esta grelha, conforme o estado da água em questão pode ter uma malha mais ou menos apertada.

A água passa pela tamisação, processo mecânico que remove os sólidos que não ficaram retidos anteriormente. O objetivo desta etapa é impedir que partículas sólidas danifiquem os equipamentos, nomeadamente da Estação Elevatória e da Estação de Tratamento de águas.

Um sistema de bombagem, construído por uma Estação Elevatória, permite elevar a água até a Estação de Tratamento e águas, situado normalmente numa cota superior à do rio.

Quando a água chega à Estação de Tratamento passa por uma nova micro tamisação, onde lhe são retirados sólidos muito finos e poderá ser adicionado oxigênio para precipitar o ferro e o manganês.

A fase seguinte é denominada de pré-oxidação e envolve um reagente capaz de destruir os microorganismos vivos e a matéria orgânica, normalmente cloro ou ozônio.

No tanque da decantação, estes fragmentos, por serem mais pesados, depositam-se no fundo, deixando límpida a água sobrenadante.

A filtração é feita sobre uma camada de areia e antracide em filtro de dupla camada, removendo-se a parte sólida, o que baixa a turvação e a cor. Caso se pretenda remover também o cheiro e o sabor, adiciona-se carvão ativado.

A água entra num reservatório. Irá passar por uma desinfecção final com cloro gasoso. São também efetuados testes laboratoriais para que a água esteja ajustada de modo a que as suas características respeitem os padrões de qualidade exigidos a cada uso específico (deve manter-se um registro sistemático e atualizado destes testes).

Normalmente o reservatório de distribuição está num ponto alto, pelo que é necessário que uma Estação Elevatória eleve a água. Este reservatório encontra-se praticamente cheio, ao abrirmos a torneira vai baixando, sendo reposto de seguida.

A água, após a sua utilização é devolvida aos canos, sendo postumamente tratada.

O tratamento de água residual inicia-se com a retenção dos sólidos de maiores dimensões e posterior remoção de areias, gorduras e óleos. Muitos desses sólidos deveriam ser rejeitados como resíduos sólidos urbanos, que, devido a hábitos incorretos, são lançados nos coletores de água residual (ex. restos de legumes, cascas de frutas, plásticos, desperdícios de limpezas em oficinas).

A maioria dos sólidos em suspensão que constituem componentes normais da água residual, podem dela ser separados por sedimentação. Esta operação realiza-se numa unidade de decantação  primária e dela resultam água residual e lamas decantadas.

A água residual decantada é submetida a um processo biológico no qual os microorganismos utilizam no seu metabolismo a matéria orgânica dissolvida em dispersão coloidal, removendo-a. Neste processo biológico os microorganismos desenvolvem-se e agrupam-se em flocos que, numa operação de sedimentação subsequente, são separadas sob a forma de lamas biológicas.

As lamas primárias e biológicas removidas das respectivas unidades de tratamento são depois submetidas a um processo de degradação biológica sem oxigênio dissolvido, de modo a obter-se uma lama não susceptível de fermentar. A lama assim obtida contém uma elevada quantidade de água, necessitando, por isso, de ser submetida a uma operação de secagem para uma maior facilidade de remoção e transporte. As características desta lama valorizam-se na sua utilização em terrenos agrícolas ou zonas de jardins.

 A água residual fica então em condições de ser lançada, num meio aquático ou terrestre, sem pôr em risco o equilíbrio ecológico existente.

Fonte: agua.e.terra

Recursos Pedagógicos:

Folhas para scrapbook cardstock nas cores: verde, azul, marrom, vintage cinza e branco perolado - Toke e Crie;
Folha para scrapbook minha família tags - Toke e Crie;
Marcador permanente preta - Toke e Crie;
Adesivos FM com glitter casas - Toke e Crie;
Furador jumbo escalope oval e círculo - Toke e Crie;
Furador jumbo premium círculo - Toke e Crie;
Furador extra gigante quadrado e retângulo - Toke e Crie;
Furador gigante quadrado arredondado, círculo, escalope retângulo - Toke e Crie;
Cola para scrapbook - Toke e Crie;
Tesoura escolar - Toke e Crie;
Fita adesiva dupla face - Toke e Crie;
Fita adesiva de espuma dupla face - Toke e Crie;
Canudo.

Desenvolvimento:

1 - Recorte a folha para scrapbook minha família e cole no verso a fita adesiva dupla face de espuma. Decore com o adesivo FM com glitter casa.
2 - Recorte com a tesoura o cardstock azul e marrom irregular (0,5 cm maior para fazer o fundo) dando a ideia de um lago e cole com a fita adesiva dupla face.
3 - Cole no cardstock verde a folha de scrapbook minha família e a represa, contorne com o marcador permanente acima das casinhas.
4 - Com os furadores fure as formas e cores correspondente a foto e corte um retângulo medindo 8 x 5 cm.
5 - Com o auxílio da cola e a fita adesiva dupla face cole os papéis sobrepondo-os, contorne com o marcador permanente e cole com fita adesiva de espuma dupla face no verso.
6 - Cole o canudo no cardstock verde e faça as ligações.
7 - Imprima e cole os nomes das etapas do tratamento da água ao lado de cada figura.


Peça finalizada.

Continuem visitando nosso blog vem aí muitas novidades!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...