quarta-feira, 7 de agosto de 2013

05 de Setembro - Dia da Amazônia

Vamos nos inspirar e fazer esta linda lembrança para comemorar o dia da Amazônia?

Dia da Amazônia

O Dia da Amazônia foi criado para conscientizar a população quanto à importância da preservação da Floresta Amazônica, além de promover e contribuir com a formação social e moral da população. A data de 5 de setembro foi escolhida em homenagem à criação da Província do Amazonas, em 1850, por D. Pedro II. Esta data tem como objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da Amazônia para o meio ambiente, debater sobre os problemas atuais da Amazônia para o meio ambiente, debater sobre os problemas atuais da Amazônia, educar, informar principalmente jovens e adolescentes, sobre a importância da preservação da floresta amazônica.

A Amazônia é a maior floresta tropical do planeta. Ela ocupa dois quintos da América do Sul e metade do território brasileiro, abrangendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte dos estados do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.

Não é só o tamanho da floresta que impressiona. Ela também é rica em minerais, espécies vegetais e animais, além de guardar cerca de um quinto das reservas de água doce do mundo (graças ao grande volume de água dos seus rios). Ao absorverem carbono, suas árvores contribuem para o equilíbrio do clima mundial. Tudo isso mais a variedade de solos, altas temperaturas e muita chuva fazem com que a Amazônia seja um ecossistema autossustentável, isto é, capaz de se manter com seus próprios recursos.
Apesar de toda a grandeza da Amazônia, seu solo tem baixa fertilidade. Por isso não adianta derrubar suas árvores para investir na agricultura e em pastos para o gado. Sem a cobertura vegetal para proteger, a água da chuva carrega os nutrientes do solo e o empobrece.

Desmatamentos, disputas pelo domínio de suas terras, caça e pesca sem controle e contrabandos de animais e de plantas ameaçam a sobrevivência da floresta e impedem a utilização correta de seus recursos para o bem da humanidade. O melhor que temos a fazer é proteger a Amazônia.

Fonte: Fermah.org, sua pesquisa.com

Porta Retrato com nomes de Árvores da Amazônia

Lista de Materiais:

Folhas para scrapbook cardstock nas cores: verde espinafre, verde musgo, laranja, amarelo, castanho e azul pastel - Toke e Crie;
Folha para scrapbook dupla face multitons listras verde - Toke e Crie;
Papel Holler - Toke e Crie;
Cola para scrapbook - Toke e Crie;
Furadores Toke e Crie: Plus círculo, extra gigante círculo e borda gigante cruzado;
Fita adesiva de espuma dupla face - Toke e Crie;
Fita adesiva dupla face extra forte - Toke e Crie;
Estilete cabo emborrachado - Toke e Crie;
Tesoura linha escolar - Toke e Crie;
Gabarito de marcação corujas e borboleta folhas - Toke e Crie;
Base de corte - Toke e Crie;
Marcadores permanentes vermelho e preto - Toke e Crie;
Régua de metal - Toke e Crie.

Passo a Passo:

1 - Recorte um retângulo no papel holler (20 x 25) cm. Passe cola com o pincel e cole as folhas listradas verde.
2 - Recorte desse retângulo uma faixa de 6 cm.
3 - Recorte uma moldura no papel holler (12 x 17), cole no papel cardstock azul e vaze com o estilete, forrando apenas a moldura.
4 - Risque o tronco da árvore, e as folhas dos gabaritos nos papéis indicados e recorte-os.
5 - Pregue fita espuma atrás da moldura em apenas três laterais.
6 - Faça uma faixa com o furador cruzado.
7 - Monte sobre o retângulo, com fita espuma e também cola, os círculos montando o Sol, a árvore e a faixa cruzada sobre a moldura.
8 - Escreva em cada folha alguns nomes específicos de árvores da Amazônia: Jatobá, Maricá, Garapa, Paineira, Pau Brasil, Cedro e Cajá-mirim, ou outros que desejar.
9 - Desenhe o rostinho do Sol, com as canetas permanentes.
10 - Cole o retângulo sobre a base com fita extra forte.
Peça finalizada.

Faremos na próxima data uma atividade especial sobre o Dia da Independência do Brasil, vocês não perdem por esperar!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...