sexta-feira, 5 de abril de 2013

22 de abril - Dia do Descobrimento do Brasil.

Aprenda um pouco mais sobre a história do Descobrimento do Brasil,  pela visão do Professor José Ernesto Guerra.
 Descobrimento do Brasil - 22 de Abril
O descobrimento do Brasil marca o início da história do nosso país. O descobrimento aconteceu no dia 22 de abril de 1500, data em que os portugueses aqui chegaram na  cidade de Porto seguro,  no atual estado da Bahia, com uma frota de 13 embarcações liderada por Pedro Álvares Cabral. O objetivo da viagem não era unicamente o de descobrir novas terras, mas sim, o de ir até a Índia buscar especiarias ( cravo, canela, gengibre ). A pedido do rei de Portugal Pedro Álvares Cabral, primeiro passou pelo Brasil tomou posse das terras, que imaginavam estar a leste do Tratado de Tordesilhas, portanto pertencentes a Portugal,  onde foi rezada a primeira missa pelo frei Henrique de Coimbra e depois continuou a sua viagem para a Índia, voltando com sucesso a Portugal com a caravela cheia de especiarias e ainda com um bom e rico pedaço de terra para ser explorado e colonizado.

José Ernesto Guerra
Professor de História
Educador desperte o desejo dos seus educandos para estudar História com este maravilhoso projeto!

O caminho da caravela de Pedro Álvares Cabral

Lista de Materiais:

Papéis cardstock Toke e Crie nas cores: azul, verde folha, branco, vermelho, argila;
Fita adesiva de espuma dupla face Toke e Crie (fita banana);
Furadores Toke e Crie:
Gigante circulo e cruz;
Extra gigante circulo;  
Tesoura linha escolar Toke e Crie;
 Furador alicate passa fita Toke e Crie;
Almofada para carimbo marrom Toke e Crie;
Cola para scrapbook Toke e Crie;
Marcador permanente preto Toke e Crie;
 Palito de picolé;
Dois palitos de churrasco;
Tampa de garrafa de água.

Passo a Passo:

1 - Com o molde (veja em Moldes e Riscos) risque os continentes nos dois papéis verdes, recorte-os e depois envelheça as bordas com a almofada para carimbo marrom.

2 - Com a fita adesiva de espuma dupla face cole um sobre o outro e depois pregue também no papel de scrap azul formando apenas o Oceano Atlântico.

3 - Fure com o alicate passa fita vários traços no papel vermelho e 3 corações e cole sobre o oceano para simular o trajeto da caravela por onde Pedro Álvares Cabral navegou.

4 - Nomeie cada continente com a caneta permanente preta.

5 - Para fazer as caravelas do navio, fure os dois círculos no papel branco, depois com os próprios furadores tire uma das pontas dos mesmos. Fure no papel vermelho a cruz que simbolizará a cruz do Vasco da Gama.

6 - Faça um pequeno corte no centro da tampa da garrafa, encaixe o palito. Depois risque o molde do navio no papel marrom, sombreie, depois cole todas as partes no palito.

7 - Com dois palitos de churrasco, corte-os em cinco centímetros. Fure dois círculos no papel branco, escreva as cidades e países das origens do descobridor do Brasil e encaixe nos seus respectivos continentes.

Peça finalizada.


Nosso próximo projeto será para repensar no nosso maior patrimônio! 
Viva o Dia da Terra!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...