quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Planeta Água para o mundo Escolar!

Móbile ciclo da água...\o/...

Aproveitar o Dia Mundial da Água para conscientizar os alunos sobre sua importância para a nossa sobrevivência e a do nosso planeta.




OBJETIVOS 

Pesquisar os indicadores que evidenciam o problema de falta de água no mundo, chamando a atenção para o fato de que o futuro do planeta, está em risco.
Relacionar as questões sociais, ambientais e tecnológicas associadas aos problemas causados ao meio ambiente, chamando a atenção para a falta de água doce no planeta.
Conteúdo:

Estudar os ciclos da água
 
Estudos indicam que  dois terços da superfície da Terra são cobertos pela água, seja em estado líquido (oceanos mares, lagos, rios e água subterrâneas), seja em estado sólido (geleiras e neve).

Uma parcela significativa dessas águas encontram-se em permanente circulação, sob a ação do calor do sol e dos ventos, as quais se transformam em vapor, constituindo o chamado ciclo da água ou ciclo hidrográfico, cuja importância é vital para a biosfera, ou seja, para o conjunto dos seres vivos da Terra e seus habitats.

Nas partes mais altas, a atmosfera fica tão fria que o vapor se condensa em pequenas gotas de água, flocos de neve e cristais de gelo, que formam as nuvens. Ao serem levadas pelo vento para regiões mais frias, ocorrem as precipitações de chuva, neve ou granizo.

A preservação dos rios é muito importante pois preserva grande parte da vida. Assim, muitas cidades são formadas próximas os rios, onde suas águas são aproveitados como fontes de abastecimento, de alimento, de uso doméstico, de irrigação, produção industrial, fonte de energia, meio de transporte, dentre outros.

Para saber mais sobre o assunto, leia os artigos: Ciclo da Água e Estados Físicos da Água
 
Atividade:

Realizar um projeto de Scrapbook, com os ciclos da água. Assim, sua aula ficará mais dinâmica e os alunos irão interagir com seus colegas de classe na confecção do projeto que ficará exposto em sala de aula ou em algum evento como Feira de Ciência.

Fontes inspiradoras:

 
 
Material:
 1 cardstock azul pastel
1 cardstock amarelo
1  cardstock branco
1 folha para scrapbook texturizada azul turquesa
Furador ultra 3,5”círculo
Furador gigante plus 2,5” flor hélice
Furador gigante plus 2,5” escalope oval
Furador mini premium círculo 3/8”
Furador jumbo círculo ¾”
Tesoura artesanal Boa Vista
Furador Alicate círculo 3mm
Marcador permanente preto
Cola
Fita dupla face
Tesoura infantil
Régua de metal
Algodão
Fio encerado cor cru
Cola de silicone

Desenvolvimento:
1 – Fure o cardstock amarelo uma vez usando o furador ultra 3,5”círculo, fure 3 flores do cardstock amarelo usando o furador gigante plus 2,5” flor hélice. Usando a tesoura infantil, corte 12 pétalas.
 

2 – Cole as pétalas no círculo amarelo usando a cola para scrapbook.
 
3 – Usando a régua e o estilete, corte 1 pedaço do cardstock branco nas medidas 3 cm x 30,5 cm, 6 pedaços do cardstock azul pastel nas medidas 2 cm x 25 cm. Usando a tesoura artesanal Boa Vista, corte um pedaço da folha para scrapbook texturizada azul turquesa nas medidas 3 cm x 30,5, um pedaço de 4cm x 30,5 e um pedaço do cardstock azul pastel nas medidas 2 cm x 30,5 cm.
 

4 – Usando a dupla face, cole o pedaço do cardstock branco na horizontal em cima dos 6 pedaços de cardstock azul pastel, deixando uma borda de 2 cm na lateral e um espaço de 3 cm entre os pedaços de cardstock azul pastel – esses serão colados na vertical . Cole os 2 pedaços da folha texturizada azul turquesa e o pedaço de cardstock azul pastel cortados com a tesoura Boa Vista na parte inferior.
 

5 – Usando o furador flor hélice, fure 3 flores e recorte 12 pétalas. Cole as pétalas nas tiras verticais. Usando o marcador permanente preto faça setas nas outras 3 tiras
 

6 – Cole as laterais do cardstock branco e da folha texturizada azul turquesa usando cola de silicone. Usando o furador alicate círculo 3mm faça 2 furos no sol e 3 furos no cardstock branco. Prenda nos furos o fio encerado juntando o sol à estrutura do móbile.
 

7 – Fure 4 vezes o cardstock branco usando o furador gigante plus 2,5” escalope oval. Escreva usando o marcador permanente as palavras: Condensação, Precipitação, Evaporação, Acumulação.

8 - Cole os 4 pedaços na estrutura do móbile usando a cola para scrapbook. Cole o algodão no cardstock branco usando também a cola para scrapbook.
 

9 – Usando o furador mini premium círculo 3/8” fure 2 círculos do cardstock preto e usando o furador jumbo círculo ¾” fure dois círculos do cardstock branco. Cole no sol fazendo os olhos. Usando o marcador permanente preto, faça a boca.
 

Peça finalizada.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Para o mundo Escolar!

A fauna de uma determinada região pode ser muito variada, dependendo das condições ambientais existentes. A fauna brasileira, por exemplo, é extremamente rica e variada, pois nosso país possui uma enorme variedade de ecossistemas.

Principais animais da fauna brasileira:

Mamíferos : onça pintada, anta, lobo guará, veado, capivara, lontra, tatu.

Répteis: jacaré, tartaruga, cobra jibóia, cobra cascavel, cobra coral, sucuri, jararaca.

Peixes: peixe-boi, pirarucu, pintado, traíra, pacu, corvina, cavala, lambari, dourado, piranha, tucunaré.

Anfíbios: sapos, rãs, pererecas.

Pássaros: papagaio, arara, maritaca, garça, tucano, pardal, gavião, coruja.

Insetos: abelha, vespa, besouro, cupim, formiga.


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Dia Mundial do Teatro - 27 de março...\o/...

Teatro dos bichos
 Claudia Pavan

O palco é um lugar mágico onde os atores representam os mais diferentes personagens.
Elaboramos um projeto bem criativo para ser desenvolvido com seus alunos, feito com produtos de Scrapbook da Toke e Crie.

Materiais:
 1 folha multitons estrelas vermelho
1 cardstock amarelo
Folhas Mundo Animal - Kit Scrap Escola
Folhas Adesivos - Kit Scrap Escola
Furador tag clássico 3”
Fita adesiva espuma pré cortada
Marcador permanente preto
Boleador 1mm
Régua de metal
Estilete
Fita dupla face
Palitos de churrasco
Cola de silicone ou cola quente
 
1 – Utilizando a régua de metal e o estilete, corte um pedaço da folha multitons estrelas vermelho nas medidas 20 cm x 30 cm. Faça dois vincos de 7,5 cm usando o boleador. Dobre.

2 - Usando o estilete e a régua corte um retângulo deixando uma borda de 3 cm na extremidade superior e 9,5 cm nas laterais.

3 – Recorte os animais da Folha Mundo Animal do Kit Scrap Escola. Cole os animais com cola de silicone ou cola quente nos palitos
 

4 - Utilizando a régua de metal e o estilete, corte um pedaço da folha O mundo animal do Kit Scrap e Escola nas medidas 19 cm x 18 cm. Faça dois vincos de 2 cm nas laterais usando o boleador. Dobre e cole na folha multitons estrelas vermelho usando fita dupla face.

5 – Cole os adesivos da cartela de adesivos do Kit Scrap e Escola.

6 – Usando o furador tag clássico fure o cardstock amarelo. Escreva “Dia do Teatro” na tag usando o marcador permanente preto.
 

7 - Cole usando fita adesiva pré recorta.

Peça finalizada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...